Instagram Widget

Features

Violência nas escolas é a principal preocupação dos alunos do Nordeste, Centro-Oeste e Sul, diz pesquisador

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Em audiência pública sobre a segurança nas escolas, os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) ouviram especialistas, nesta terça-feira (14), e viram estudos que apontam a interferência da violência na aprendizagem de alunos do ensino fundamental e médio. Eles mostraram como o medo de agressão e a cultura de preconceitos molda o sistema e afeta os estudantes, muitas vezes superando a preocupação com a qualidade do ensino.
O diretor de Estratégia Política do movimento Todos pela Educação, João Marcelo Borges, comentou que, durante a discussão da medida provisória que estabeleceu o Novo Ensino Médio, a segurança — e não a qualidade do ensino — apareceu como o principal ponto nas escolas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
Representante do Conselho Federal de Psicologia, a psicóloga Marilene Proença Rebello defendeu a aprovação do substitutivo do senador Flávio Arns (Rede-PR) ao PLC 60/2007 já aprovado pelo Senado. A proposta garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica.
— O projeto de lei está para votação no Plenário [da Câmara], mas infelizmente no Brasil precisamos que tragédias aconteçam para que algumas ações sejam tomadas — defendeu.
Ela se referia ao massacre ocorrido em março na escola estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), em que dois jovens assassinaram duas funcionárias da escola, cinco estudantes e depois se mataram.
Na pesquisa "Violência e Preconceitos na Escola", realizada pelo Conselho Federal de Psicologia entre 2013 e 2015, os alunos denunciam a ausência de diálogo com diretores e coordenadores pedagógicos e uma cultura de violência que se manifesta não apenas em agressões físicas, mas em xingamentos e bullying. Marilene Rebello defendeu, entre outros pontos, a substituição do discurso repressivo pela escuta e diálogo e o fortalecimento da cooperação da comunidade escolar.

Nenhum comentário

Atthrox Participações é um activities alphabet brasileiro ;crescendo com sua participação!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Atthrox Participações. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Atthrox Participações poderá retirar, sem prévia notificação, os comentários que não respeitarem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Random Posts

randomposts
fb.me/atthroxpar