Instagram Widget

Features

Dicas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulher


CONHEÇA A REDE DE ATENDIMENTO À MULHER DA SEMMU
CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO À MULHER
Rua F, Nº 88, Bairro União Fone: (94) 3346-5982
CIAM - Centro Integrado de Atendimento à Mulher - Foto: Atrox Trooz Participações
Composta pelos seguintes órgãos:
CENTRO DE REFERÊNCIA PARA MULHERES CRM
Objetivo: promover o acolhimento e acompanhamento psicossocial da mulher do campo e da cidade em situação de violência, contribuindo para o seu fortalecimento, empoderamento e resgate de sua cidadania.

CASA DA MULHER
Objetivo: promover a capacitação da mulher assistida pela rede, com vistas ao mercado de trabalho e geração de renda, contribuindo para sua autonomia econômica e financeira.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER- CMDM
Objetivo: Propor políticas públicas que visem eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direitos, […], objetivando a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Ceajum - Centro de Assessoria Jurídica à Mulher - Foto: Atrox Trooz Participações
CENTRO DE ASSESSORIA JURÍDICA À MULHER- CEAJUM
Av. Brasil, s/n, Jardim Canadá Fone: 3346-6891
Objetivo: Promover atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e/ou vulnerabilidade socioeconômica, garantindo o acesso à assistência jurídica gratuita no âmbito policial e judicial.

CASA ABRIGO
Objetivo: Garantir acolhimento institucional em local seguro que ofereça proteção e atendimento integral e multidisciplinar as mulheres e seus dependentes em situação de violência doméstica e/ou familiar e que estejam sob grave ameaça e/ou risco de morte.

IMPORTANTE!
Se a mulher em situação de violência ainda não deseja realizar a denúncia, pode se dirigir ao Centro de Referência para Mulheres CRM, onde receberá orientações e apoio psicossocial para tomar suas próprias decisões como e quando quiser. A mulher pode também procurar o DEAM, o Ministério Público ou Defensoria
Pública do Estado para receber informações de como proceder.

DICAS QUE PODEM SALVAR VIDAS:
• Tenha sempre à mão telefones de ajuda (parentes, amigos, instituições);
• Guarde documentos pessoais em lugar seguro;
• Crie códigos de comunicação com seus filhos;
• Numa situação de violência, evite locais perigosos como a cozinha, onde há objetos perfurocortantes;
• No momento de ato violento fique em local que favoreça a busca por ajuda.
• Sempre que possível, peça a ajuda, faça a denúncia! Ligue 180.

DISQUE DENÚNCIA
(94) 98198-3350 3312-3350
SUDESTE DO PARÁ

O QUE É VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?
“Qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”. Convenção de Belém do Pará / 1994.

A violência contra a mulher caracteriza-se, ainda, como uma manifestação de relações de poder, historicamente desiguais, entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação das mulheres pelos homens e prejudicam seu pleno desenvolvimento.


VOCÊ SABIA?
“Estudo do Instituto Maria da Penha mostra que a violência doméstica afeta a capacidade laboral e a produtividade da mulher, bem como a sua autonomia e poder de decisão” (PCSVDFMulher, 2016).

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PRESCRITOS EM LEI?

VIOLÊNCIA FÍSICA
Condutas que ofendem a integridade ou saúde corporal da mulher. Ex.: tapa, empurrão, beliscão, queimaduras, socos, etc.

VIOLÊNCIA MORAL
Condutas que configurem calúnia, difamação ou injúria.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA/EMOCIONAL
Condutas que causem dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher, ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

VIOLÊNCIA SEXUAL
Condutas que constranjam a presenciar, a manter ou praticar relação sexual não desejada, que impeçam a mulher de usar qualquer método contraceptivo, que forcem ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, ou que limitem ou anulem o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL
Condutas que configuram retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos.

VIOLÊNCIA VIRTUAL
Condutas que visam divulgar/compartilhar fotos e vídeos íntimos pela internet e/ou redes sociais sem autorização da mulher, com propósitos de humilhá-la ou chantageá-la.

MAIS RIGOR
LEI MARIA DA PENHA Sancionada em 07 de agosto de 2006, a Lei nº 11.340 aumenta o rigor das punições nos casos de violência contra a mulher ocorridas no ambiente doméstico e/ou familiar e prevê a adoção de políticas públicas voltadas à prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher.

VIOLÊNCIA EMOCIONAL NÃO É SÓ AMEAÇA DE MORTE
Se seu companheiro:
• Faz você se sentir mal consigo mesma;
• Faz você pensar que está louca;
• Faz você se sentir culpada pelos erros dele;
• Humilha você e a desvaloriza continuamente;
• Afasta você dos seus amigos e familiares;

Ligue o alerta!
O abuso emocional é um dos primeiros sinais de um relacionamento tóxico!

CICLO DA VIOLÊNCIA
O ciclo da violência é composto por três fases.
Fase 1:
Evolução da tensão

Fase 2: Explosão:
Incidente de agressão

Fase 3: Lua de mel:
Comportamento gentil e amoroso

EM CASO DE VIOLÊNCIA, COMO PROCEDER?
A mulher vítima de qualquer tipo de violência doméstica e/ou familiar deve procurar a Delegacia da Mulher (DEAM) para denunciar o agressor. Atualmente, qualquer pessoa pode denunciar o agressor, mesmo de forma anônima, ligando para os canais de atendimento da polícia. A autoridade policial poderá requerer ao Juiz que sejam concedidas as medidas protetivas de urgência para a mulher em situação de violência, se ela desejar.

Fôlder Institucional - Ascom da Prefeitura de Parauapebas

Fôlder Institucional | Ascom da Prefeitura de Parauapebas

Fonte: Semmu / Ascom da Prefeitura de Parauapebas

Nenhum comentário

Atthrox Participações é um activities alphabet brasileiro ;crescendo com sua participação!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Atthrox Participações. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Atthrox Participações poderá retirar, sem prévia notificação, os comentários que não respeitarem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Random Posts

randomposts
fb.me/atthroxpar