Instagram Widget

Features

René Dotti conta a história da jovem Constituição brasileira

Foto: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo

No dia 5 de outubro de 1988 o Brasil redescobria a democracia. Saindo do regime militar após 21 anos de ditadura, o cidadão brasileiro recebeu uma nova Constituição Federal, garantindo uma série de direitos fundamentais e estabelecendo regras para evitar o abuso de poder do Estado.
Uma curiosidade é que durante os cinco meses que antecederam sua votação, cidadãos e entidades diversas encaminharam sugestões para o texto final da Constituição. Foram 72.719 contribuições de brasileiros e brasileiras, além de 12.000 provenientes de constituintes e entidades representativas.
Neste ano a nossa Constituição completou seu 30º aniversário, e a Uninter não poderia deixar passar a data em branco. No dia 18 de outubro, no campus Garcez, o professor e desembargador aposentado René Dotti foi o grande convidado da noite. Com sua vasta experiência, falou sobre a história da jovem democracia brasileira e jogou luz sobre temas atuais do cenário político do país, sempre tendo em vista a Constituição.
A reforma constitucional e a importância da democracia no país foram dois dos assuntos discutidos durante o encontro. ”O objetivo principal desse evento foi analisar e discutir a relação entre os 30 anos da Constituição de 1988 e a presente atuação do Ministério Público na sociedade”, explica a diretora da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral.
René Dotti discutiu também algumas situações políticas que o país viveu recentemente, a fim de mostrar para os estudantes e o público em geral que os jovens devem exercer de forma consciente seu direito ao voto. Ele reforçou a mensagem de que só com a participação do jovem na política é que será construído um futuro para o Brasil.
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Nenhum comentário

Atthrox Participações é um activities alphabet brasileiro ;crescendo com sua participação!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Atthrox Participações. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Atthrox Participações poderá retirar, sem prévia notificação, os comentários que não respeitarem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Random Posts

randomposts
fb.me/atthroxpar