Instagram Widget

Features

Instituto beneficente reflete o bem e transforma vidas

 

Fundado em 2016, o Instituto Amigos que Brilham (IAB) trabalha para ampliar oportunidades para a comunidade.

É muito amor depositado em cada cantinho do Instituto Amigos que Brilham.  Logo na entrada é possível sentir a paz e o aconchego que o local oferece a quem precisa. A presidente Maria Estrela se emocionou em vários momentos da conversa com a equipe da Atrox ao relatar histórias de desespero e de superação de pessoas atendidas.  Ela contou que tudo começou quando se dedicava em fazer festa de natal para as crianças do quarteirão onde morava, depois outras necessidades para essas mesmas crianças surgiam e, de forma natural, com o apoio de amigos e vizinhos o projeto foi se transformando em algo maior. Hoje, 10 anos depois, todo o corpo de voluntários já fez a diferença na vida de mais de sete mil pessoas.

No local, se tem um pouquinho de tudo. A comunidade pode aprender com as oficinas de artesanato em chinelos, de sabão, reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, técnicas de colagem, além de aprender também a fazer adubo a partir de restos de alimentos. Mas as coisas boas não param por aí! O instituto também oferece aulas de violão, dança rítmica, ensinada pela professora e bailarina Clívia, além do balé, que é ministrado pela professora e nutricionista Ana Tereza, duas vezes por semana. “Ensinamos para as nossas alunas o balé com a técnica Vaganova, um método russo. Fico feliz em contribuir, porque recebemos muito mais do que doamos ao ver o brilho no olhar das pessoas”, disse ela, que desde o início do ano se dedica à causa.

Tom é artista plástico e voluntário há sete meses. Ele, bastante entusiasmado com o resultado do trabalho realizado, conta que foi motivado pela vontade de se sentir útil e ajudar as pessoas que precisam. “Quando conheci tive vontade de contribuir mostrando meu trabalho, é algo feito com muita seriedade, transparência e de coração. Aqui o pouco que fazemos já faz diferença”, declarou o voluntário.

A instituição tem atualmente cerca de 400 apoiadores e, entre eles, profissionais de diversas especialidades médicas, como por exemplo, terapia ocupacional, fisioterapia, pediatria, ginecologia, psicologia e neurologia. Mesmo sendo um instituto sem fins lucrativos, o Amigos que Brilham cria alternativas para captar pequenos recursos para melhorar o atendimento às famílias, como explica Estrela, pois apesar de contar com doações de amigos e empresas parceiras, ainda existem alguns custos.  “Me intriga só bater na porta para pedir, então a gente cria estratégias para pequenos recursos, como é o caso do brechó, do bazar, onde tudo é vendido por a partir de R$ 2,00. Temos também o cartão, quem deseja ajudar paga um valor simbólico pela adesão e uma pequena taxa mensal e ainda tem desconto em nossa rede de parceiros. Tudo isso volta de novo para o projeto, é um recurso que já ajuda”, detalhou a presidente da IAB.

Entre as diversas empresas parceiras tem um hospital, que oferece desconto para quem é amigo do instituto e disponibiliza cota de gratuidade para pessoas carentes, além de doadora de material de limpeza e feijão. “Nossos companheiros não doam dinheiro, doam amor. Mensalmente recebemos do Feijão Pérola 400 kg de feijão e doamos diariamente para quem realmente precisa”, explicou Estrela, reforçando ainda que a instituição atende idosos, crianças com autismo e que sofrem de problema renal.

O projeto funciona atualmente em um prédio alugado, mas o desejo e o plano futuro é comprar uma casa. O Amigos que Brilham até já ganhou uma área, mas Estrela conta que muitas pessoas atendidas pela instituição vivem em situação de rua e o planejamento é trabalhar para ter recursos e construir um abrigo no terreno doado. “Nosso sonho é ter os dois, uma sede própria e o abrigo”, disse.

Ao finalizar, a presidente do instituto declara que ver tantas pessoas felizes traz a sensação de dever cumprido e de um sonho que tem se completado a cada dia. “Com tão pouco podemos fazer tanto pelas pessoas. Agradeço a Deus, à minha família, à cumplicidade dos voluntários, amigos e parceiros, pois nada seria possível sem eles, que são peças fundamentais”, acrescentou.

O espaço oferece atendimento de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados de 9h às 12h.

Nenhum comentário

Atthrox Participações é um activities alphabet brasileiro ;crescendo com sua participação!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Atthrox Participações. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Atthrox Participações poderá retirar, sem prévia notificação, os comentários que não respeitarem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Random Posts

randomposts
fb.me/atthroxpar