Instagram Widget

Features

Semma realiza “Semana da Árvore” de Parauapebas

Com sucesso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente-Semma realizou nesta semana uma campanha em alusão à “Semana da Árvore de Parauapebas”.

A 21ª Semana da Árvore de Parauapebas teve início na última terça-feira, 21, com o tema “Adote sua árvore! ”, que segundo o titular da Semma, Dion Leno, a realização dessa campanha, nessa data já é tradicional e faz parte do calendário do município, pois assim como precisamos de água, o oxigênio é imprescindível e para que tenhamos um ar saudável é de suma relevância a conservação e preservação do meio ambiente.

“A água e a árvore são patrimônios essenciais à vida humana, embora não damos o devido valor a esses bens preciosos para a nossa vida, precisamos nos conscientizar que devemos preservar e conservar a água e a árvore, que devido às ações do homem estão em escassez no nosso planeta, portanto é necessário que cada um faça a sua parte, sabendo usar a água com consciência e ao menos plantar uma árvore, para termos um meio ambiente saudável e benéfico”, alerta Dion Leno.

O evento teve sua abertura oficial, com plantio de mudas de árvores no lago da Nova Carajás, criação do bosque “Amigos da Natureza”, que contou com a participação do prefeito Darci Lermen e esposa Viviane Lermen, o titular da Semma Dion Leno, autoridades, servidores municipais e comunidade. Ainda na terça-feira houve uma blitz trote, realizada pelos alunos do Projeto Jovem Ambientalista-PJA de Parauapebas, com distribuição de mudas de árvores.


Na quarta-feira, 22, além de oficinas sobre preservação ambiental ofertadas à comunidade, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia-Ufra, no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas, o público teve a oportunidade de assistir palestras, dentre elas, uma proferida pela arquiteta Ana Carolina Melo, com o tema “Conhecimento Tradicional e Conhecimento Técnico”.


“Se a gente for capaz de unir esses dois pares, conhecimento tradicional e o conhecimento técnico, nós conseguiremos produzir um desenvolvimento sustentável nessa região, que tem um potencial natural, e, portanto, é preciso conscientizar a população, da importância de cuidar do meio ambiente”, destaca Ana Carolina.

No terceiro dia, quinta-feira 23, com o objetivo de conscientizar estudantes sobre preservação e conservação ambiental, a Semma realizou a 7ª Gincana Ecologia no Ginásio Poliesportivo, com a participação de alunos do 7° ano das escolas municipais; Antônio Matos Filho, Crescendo na Prática, Jean Piaget, Carlos Henrique, Eudes Santana, João Evangelista, Elisaldo Ribeiro, Faruk Salmen e Paulo Fonteles.


Segundo Dion Leno: “A gincana e toda a programação do evento objetivou levar o conhecimento e a conscientização da importância de preservar e conservar o meio ambiente, centrando nos jovens como agentes multiplicadores e formadores de opinião”.

A equipe da Escola Municipal Faruk Salmen, foi a vencedora da 7ª Gincana, com 3.799 pontos; em segundo lugar, a Escola Municipal Paulo Fonteles, com 3.792 pontos e em terceiro lugar a Escola Municipal Carlos Henrique, com 3.782 pontos. A equipe campeã foi premiada com um datashow e um passeio na Floresta Nacional de Carajás-Flonaca, que ocorre nesse sábado, 25.


Como encerramento da 21ª “Semana da Árvore”, nessa sexta-feira, 24, no Centro de Desenvolvimento Cultural-CDC, a Prefeitura de Parauapebas realizou a cerimônia de formatura dos alunos do Projeto Jovem Ambientalista-PJA, que faz parte do Programa de Educação Ambiental do Ceap e é desenvolvido por meio de atividades voltadas para a formação socioambiental de jovens.

A cerimônia iniciou com apresentações culturais e uma palestra ministrada pelo especialista em direito ambiental, José Carlos, sobre arborização urbana. Em seguida houve a entrega de certificados aos alunos do PJA 2016, que contou com a participação de representantes do ICMBio, Ufra, Semsa, Secult, Semed e o titular da Semma, finalizando com o show de Mayara Faria.


 _______________________________________________________________________________
Por Juno Brasil, ATROX G – Ciência Política e Jornalismo, no Pará

Nenhum comentário

Atthrox Participações é um activities alphabet brasileiro ;crescendo com sua participação!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Atthrox Participações. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Atthrox Participações poderá retirar, sem prévia notificação, os comentários que não respeitarem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Random Posts

randomposts
fb.me/atthroxpar