Instagram Widget

Features

Ciranda Cidadã. Mulheres Fortalecendo Saberes e Direitos!

Mais uma ação do projeto “Ciranda Cidadã”, é realizando na tarde dessa quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017. O evento aconteceu na Escola Municipal Sandra Maria, do bairro Novo Brasil, uma realização da Secretaria Municipal da Mulher, que tem como titular da pasta Ângela Pereira, na ocasião foram oferecidos os serviços de saúde, atendimento jurídico, palestras e beleza para as mulheres do Bairro, que contou com a parceria do Instituto Embelleze Parauapebas e da Escola Técnica Vale dos Carajás Parauapebas. 




O que é o projeto Ciranda Cidadã?
Este projeto tem como principal objetivo levar as ações da Secretaria Municipal da Mulher à comunidade, aproximando, interagindo e fortalecendo saberes e direitos das mulheres para a construção de sua cidadania, além de criar um mecanismo de comunicação entre a Semmu e seu público mais estimado: as mulheres!
Através de parcerias com os demais equipamentos públicos municipais e organizações da sociedade civil, várias ações voltadas às mulheres serão desenvolvidas no decorrer da Ciranda, entre elas:
. Oficinas Diversas (Serão realizadas Oficinas de Artesanato, Beleza, Lúdicas, artísticas, culturais, socioeducativas, entre outras)
. Atendimentos Multiprofissionais (A Semmu em parceria com outras Secretarias leva à comunidade atendimentos nas áreas de Assistência Social, Psicologia, Assistência Judiciária, de Saúde e outros)
. Rodas de Conversa “Coisas de Gênero” (Promove diálogos que buscam garantir e promover os direitos humanos das mulheres a partir da compreensão do conceito de gênero e do panorama das políticas públicas para as mulheres do município.)
. Outras Ações de Inclusão e Cidadania

Porque Ciranda Cidadã?
“A Ciranda é uma dança comunitária que não tem preconceito quanto ao sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes, assim como não há limite para o número de pessoas que dela podem participar. Começa com uma roda pequena que vai aumentando, à medida que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando. Tanto na hora de entrar como na hora de sair, a pessoa pode fazê-lo sem o menor problema. Quando a roda atinge um tamanho que dificulta a movimentação, forma-se outra menor no interior da roda maior.”

A ideia é unir a comunidade em torno de um objetivo comum: o fortalecimento e empoderamento das mulheres de Parauapebas, mobilizando a população para a construção de redes solidárias, resgatando a importância da ação comunitária na superação da violação dos direitos das mulheres.

“Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem atua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem atua, sem a tua...”

Dessa maneira, o projeto Ciranda Cidadã é ousado e inovador, pois rompe com o paradigma da construção vertical das Políticas Públicas para Mulheres, dando voz às mulheres de todos os recantos da cidade, levando o debate de gênero para quem realmente necessita.
Venha cirandar com a gente!

Nenhum comentário

Atthrox Participações é um activities alphabet brasileiro ;crescendo com sua participação!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Atthrox Participações. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Atthrox Participações poderá retirar, sem prévia notificação, os comentários que não respeitarem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Random Posts

randomposts
fb.me/atthroxpar